segunda-feira, 8 de junho de 2009

Loft - Cada vez mais em alta



Os lofts são hoje uma das mais novas tendências do mercado imobiliário. Sinônimo de modernidade e praticidade, seu grande trunfo é a versatilidade do espaço que, de forma simples e ao mesmo tempo bem pensada, agrega estilo e atende a todo tipo de inquilino.


No Brasil, o loft surgiu nos anos 90 e não contemplou a reciclagem de construções antigas, mas sim a construção de novos prédios.Os apartamentos possuem pé-direito duplo, cozinha americana, áreas livres e acabamentos internos com instalações aparentes, que atendem a um público de médio e alto poder aquisitivo - geralmente jovens e solteiros executivos bem-sucedidos, descasados e casais que optaram por não ter filhos. O pé-direito duplo, além de possibilitar a implantação de um mezanino onde, muitas vezes, foi instalado o dormitório ou a suíte, também proporcionou um excelente nível de iluminação natural, com a possibilidade de colocação de grandes janelas. Além disso, ao contrario dos americanos e europeus, os brasileiros ainda optam por ter uma empregada em casa. Nesse caso, como em um loft os dormitórios ficam expostos, algumas pessoas utilizam venezianas, estantes e outros móveis para isolar o quarto.


Uma tendência verificada no mercado nova-iorquino é a mudança do perfil do público-alvo para esse tipo de produto. Em Nova Iorque, já são encontrados inúmeros lofts voltados para famílias com filhos. Esses novos usuários vieram sofisticar o mercado e implantar novos conceitos ao loft tradicional. Por exemplo, de forma distinta do que ocorre com o público formado por pessoas que moram sozinhas, o mercado familiar busca uma maior privacidade, e vem exigindo que os apartamentos tenham halls de elevadores privativos. Porém, enquanto em Manhattam os lofts familiares apresentam entre 300 m2 e 500 m2 de área útil, em São Paulo, destacam-se unidades mais convencionais, com área variando de 150 m2 a 300 m2 privativos.


E essa tendência já chegou ao Brasil, é o caso do recém-lançado Grand Loft, edifício da Stan construído no bairro do Itaim, com 34 unidades residenciais, pé-direito de 4 metros de altura e sem mezanino. Sua planta original prevê duas suítes, apresentando flexibilidade suficiente para a implantação de um terceiro dormitório, ou até mesmo a derrubada da maior quantidade possível de paredes, deixando o espaço quase que totalmente livre. Os apartamentos serão entregues com apenas o banheiro e cozinha, cabendo ao proprietário definir o número de quartos para sua necessidade. Possui ainda piscina aquecida no térreo com raia, isolamento acústico nos assoalhos entre as unidades, instalação elétrica aparente e hall social do térreo climatizado.


Fonte:



Nenhum comentário: